Translate

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

15º Dia - O Caminho da Obediência

Jornada Espiritual
Madrugadas com Deus
15º Dia 

O CAMINHO DA OBEDIÊNCIA 

“Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo”. Gênesis 4:7.  

Deixe-me fazer-lhe uma promessa:  

Se você obedecer a Deus em todas as situações, Ele se responsabilizará por todos os problemas de sua vida. Você não terá nem que se preocupar com eles, porque os problemas em sua vida serão responsabilidade dEle, e não sua.  

Mas se você desobedecer constantemente ao Senhor e à Sua palavra, Ele não tomará para Si suas responsabilidades. Você se tornará responsável pelos problemas em sua vida.  

É por isso que vemos tantas pessoas no mundo manipulando, enganando, traindo e pisando nas pessoas para conseguir o que querem. Por que elas o fazem? Porque estão sozinhas! Elas realmente precisam “ser as primeiras”, porque escolheram o próprio caminho ao invés do caminho do Senhor.  

Aprendi que quando você obedece a Deus, Ele lutará por você; estará bem ao seu lado. Mas também aprendi (do jeito difícil) que, se você desobedecê-Lo, irá encontrá-Lo lutando contra você, desafiando-o a cada movimento. Isso se chama resistir ao orgulho. É o jeito de Deus de trabalhar para nos trazer de volta à realidade, na qual confiaremos nEle para tudo.  

Como pastor, ouço pessoas dizerem coisa do tipo: “O diabo está atrás de mim. Satanás está me impedindo e me fazendo tropeçar”. Eu não duvido que às vezes seja verdade. Mas também quero que você saiba que quando alguém está vivendo em desobediência à verdade que conhece, Deus pessoalmente permitirá desafios em sua vida para retornar essa pessoa a Ele e de volta ao caminho da obediência. 

Não foi Satanás que preparou um grande peixe para engolir Jonas, o profeta desobediente. Foi o Senhor. Jonas achou que poderia desobedecer a Deus e seguir numa boa. Quando Deus mandou Jonas a Nínive para uma missão, o profeta recusou. Ele entrou em um navio de carga e navegou na direção oposta, em direção a Tarso.

O profeta deveria saber (e talvez soubesse) que se você fugir de Deus, Ele irá atrás de você. O que sempre me fascinou nessa história bíblica é que tudo e todos na história são obedientes... exceto Jonas, o profeta do próprio Deus. A tempestade foi obediente; os navegadores também.

Igualmente o grande peixe. Também foi obediente a planta que cresceu sob a ordem de Deus, e até mesmo o bicho que veio comer a plantação. Os ninivitas pecadores foram obedientes e humilharam-se diante do Senhor depois de ouvirem a mensagem de que o julgamento se aproximava.  

Jonas, entretanto, foi para o outro lado.

Mas Deus sabe como lidar com crianças desobedientes.  

Como cita o livro de Hebreus.  
“Será que vocês já esqueceram as palavras de encorajamento que Deus lhes disse, como se vocês fossem filhos dEle? Pois Ele disse: 'Preste atenção, meu filho, quando o Senhor o castiga, e não se desanime quando Ele o repreende. Pois o Senhor corrige quem Ele ama e castiga quem Ele aceita como filho'. Suportem o sofrimento com paciência como se fosse um castigo dado por um pai, pois o sofrimento de vocês mostra que Deus os está tratando como Seus filhos. Será que existe algum filho que nunca foi corrigido pelo pai?” Hebreus 12: 5 a 7.  

Deus colocou uma tempestade no caminho da desobediência do profeta e, como todos sabem, Jonas acabou sendo o vaso escolhido por Deus para fazer com que uma grande e poderosa cidade se arrependesse. No final ele obedeceu, mas que longa e   desagradável jornada ele teve de atravessar para voltar ao caminho.  

Oro para que você não tome uma rota em sua vida mais longa e difícil. Escolha o caminho da obediência que lhe trará tantos benefícios e alegrias junto à sua família e ao Senhor que te ama.  

Deus sempre valorizou a obediência. Ele ainda a valoriza. Às  vezes, Ele chama uma nação ao arrependimento, mas a maioria das vezes Ele começa com um indivíduo disposto a obedecer.  

Quantos profetas Deus chamou para ir a Nínive e pregar àquela nação idólatra? Apenas um homem.  

Quantos foram escolhidos por Deus para confrontar Faraó e conduzir o Êxodo? Apenas um.

Quantos foram necessários para confrontar o adúltero Davi e  prostrá-lo de joelhos em arrependimento? Um. Quantos profetas foram chamados para se colocar diante do mau Acabe e predizer a seca? Um. 

Quantos homens o Senhor usou para preparar o caminho do Messias? Um.  

Nunca, nunca menospreze o poder de uma pessoa obediente ao Senhor.

Como disse o poeta Edward Everett Hale:  
“Eu sou um.  
Mas ainda eu sou um.  
Eu não posso fazer tudo.  
Mas eu posso fazer alguma coisa.  
E porque eu não posso fazer tudo,  
Eu não recusarei fazer o que eu posso fazer.”  

Resolvido isto, coloque de lado todas as desculpas e diga ao seu Senhor: “O que eu deveria estar fazendo? E onde? E quando? Eu sou Teu servo”.  

O Senhor tem esperado ouvir essas palavras de seus lábios. E conta com elas. O plano de Deus já está acertado.  

VOCÊ NÃO PODE ESQUECER
  
Quando alguém está vivendo em desobediência à verdade que conhece, Deus pessoalmente permitirá desafios em sua vida para retornar essa pessoa a Ele e de volta ao caminho da obediência.  

Lições que aprendi hoje:  
__________________________
__________________________
__________________________
  
Colocando em prática:  

Se você não tem muita certeza de qual é o lugar em que Deus quer que você trabalhe para Ele, pergunte ao Senhor o que pode fazer para conhecer a vontade dEle com relação ao seu futuro.  

Você está realmente disposto a dizer: “O que eu deveria estar fazendo? E onde? E quando? Eu sou Teu servo”. Se estiver, diga-Lhe isso em oração. 📚

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...