Translate

terça-feira, 27 de novembro de 2018

12º Dia – Sabedoria

Jornada Espiritual
Madrugadas com Deus
12º Dia – SABEDORIA

 “É o Senhor quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dEle”; Provérbios 2:6.  

Na escola aprendemos que todo o nosso futuro está baseado em nossa educação e conhecimento. Se você não tem diplomas, dizem que você não tem futuro.  

Não estou discordando disso. Só quero ter certeza de que você se lembre-se de que, enquanto o homem valoriza inteligência e conhecimento, Deus preza a sabedoria.  

Por que a sabedoria é tão essencial? Porque a sabedoria de Deus nos dá um dos presentes mais valiosos que podemos pensar em possuir... PERSPECTIVA.  

Somos criaturas terrenas, limitadas em tempo e visão. Mas Deus, que habita nos céus (acima da terra) e reside na eternidade (além das restrições temporais), nos oferece uma visão da vida que nunca poderíamos obter de outra forma.  

O livro de Provérbios, por exemplo, mostra-nos as consequências na vida de uma pessoa não sábia e o que acontece com pessoas que se tornam sábia “aos seus próprios olhos”.  

Sabedoria produz prudência, o que significa “desnudar-se”. Ela permite que você tire a máscara e o leva à verdade nua e crua de uma circunstância. Você será capaz de enxergar os bastidores... será capaz de ver atrás da superfície exterior, e conhecerá melhor aquilo com que está lidando.  

Porque, se for sábio, será capaz de desmascarar coisas que outros não conseguem. Será capaz de ver através das coisas que não são o que parecem ser. Terá uma perspectiva na vida que só pode vir do conhecimento dos tesouros da sabedoria do próprio Deus.  

O livro de Provérbios nos ensina sobre os caminhos de Deus e como aplicá-los em nossas vidas. A verdadeira sabedoria vê a vida como realmente é. Você sabe que escolha fazer. Sabe que estrada tomar. E também sabe algo sobre as conseqüências da escolha que está fazendo antes mesmo de fazê-la.

Há momentos em que tive de perguntar a mim mesmo: “Agora, por que ele fez aquilo? Por que ela fez aquilo? Por que aquele garoto roubou? Por que aquele jovem adolescente se tornou sexualmente ativo?”  

A resposta é: porque eles são simplórios. São tolos, insensatos e inconsequentes. Estão abertos a qualquer coisa no mundo, exceto a conselhos sábios.  

O que acontece aos tolos? O que acontece àqueles que ignoram a sabedoria divina? O livro de Provérbios não deixa dúvidas.  Eles seguem o conselho dos tolos e precisam enfrentar as mesmas penalidades.  

“Filho, se homens perversos quiserem tentar você, não deixe. Eles poderão dizer: 'Venha, vamos matar alguém!  Vamos nos divertir atacando pessoas inocentes! Estarão vivos e com saúde quando as encontrarmos, mas nós acabaremos com elas. Acharemos todo tipo de riquezas e encheremos as nossas casas com as coisas roubadas. Venha com a gente, que nós repartiremos o que roubarmos!'  Filho, não ande com gente dessa laia... No entanto esses homens estão preparando uma armadilha onde eles mesmos morrerão.” Provérbios 1:10 a 15 e 18.  

Eles se convencem de que não haverá conseqüência para  
seus atos.  

“A falta de juízo é como a mulher espalhafatosa, tola e sem-vergonha. Ela senta-se à porta da sua casa ou num banco no lugar mais alto da cidade e grita aos que passam preocupados com os seus negócios: 'Entre, gente tola!' E diz às pessoas que não têm juízo: 'A água roubada é mais gostosa; o pão furtado é mais saboroso.' Mas os convidados dela não sabem que aqueles que vão à sua casa morrem e os que entraram já estão nas profundezas do mundo dos mortos” Provérbios 9:13 a 18.  

Essas pessoas perdem todo o poder de discernimento. “A pessoa simples acredita em tudo, mas quem tem juízo está sempre prevenido” Provérbios 14:15.  

Quando Salomão, o escritor desses provérbios, estava passando pelos momentos mais exigentes e difíceis de sua vida, Deus disse a ele: “Salomão, o que você precisa? O que você quer? O que pedir darei a você”.  
O jovem rei não pediu dinheiro, poder, influência, ou a vida de seus inimigos. Ao invés disso, disse: “Senhor, eu preciso apenas de sabedoria. Tenho estado preocupado com as responsabilidades que tenho em minhas mãos. Preciso de grande discernimento para liderar o Teu povo” (ver I Reis 3).  

Feliz com aquele pedido, Deus deu a Salomão não apenas aquilo que ele havia desejado, mas também muitas outras coisas que não havia pedido.  

Por que um jovem como Salomão pediria por sabedoria? Eu acredito que tenha sido por causa do que aprendeu com seu pai, Davi. Aprendeu a valorizar a sabedoria mais do que tudo na vida. E quando Deus disse: “Filho, peça-Me o que desejar”, ele soube que palavras deveria dizer.  

Em Provérbios 1 a sabedoria fala:  

“Escutem! A Sabedoria está gritando nas ruas e nas praças.  Nos portões da cidade e em todos os lugares onde o povo se reúne, ela está gritando alto, assim: - Gente louca! Até quando vocês continuarão nesta loucura? Até quando terão prazer em zombar da sabedoria? Será que nunca aprenderão? Escutem quando eu os corrijo. Eu darei bons conselhos e repartirei a minha sabedoria com vocês. Eu chamei e convidei, mas vocês não me ouviram e não me deram atenção. Vocês rejeitaram todos os meus conselhos e não quiseram que eu os corrigisse. Assim, quando estiverem em dificuldades, eu rirei; e, quando o terror chegar, eu caçoarei de vocês...' Os tolos morrem porque rejeitam a sabedoria; os que não têm juízo são destruídos por estarem satisfeitos consigo mesmos.  Mas quem me ouvir terá segurança, viverá tranquilo e não terá motivo para ter medo de nada”  Provérbios 1:20 a 26, 32 e 33.  

Note que a sabedoria aqui personificada em um linda e graciosa mulher, está nas ruas. O que isso significa? Uma vez uma pessoa explicou assim: A Sabedoria não fica de pé em uma esquina com um grande cartaz escrito: “Você me encontrou! Eu sou a sabedoria!”.  

O que, então, significa? Significa que você aprenderá através da vivência. Alguns tomarão más decisões e encontrarão desastres. Outros rejeitarão o conselho de Deus e seguirão seu próprio caminho, enquanto você aprenderá quando eles chorarem por seus erros. Aprenderá quando eles destruírem a si mesmos e aos outros. Aprenderá com os erros deles e também com os seus.  

Eu acredito que isso é “sabedoria nas ruas”.  

A sabedoria de Deus se direciona a um mundo simples e diz: “Quando você aprenderá que os caminhos do mundo levam a problemas, opressão e desapontamento? Quando abrirá os olhos e verá o que acontece àqueles que rejeitam Meus caminhos e Minha oferta de salvação?”  

Como obtemos tal sabedoria? Não é nem um pouco difícil. A Bíblia diz: apenas peça. “Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos” Tiago 1:5.  

Não é incrível? Se desejar o maior tesouro do mundo, você o obterá simplesmente pedindo por ele.  

Não pedimos sabedoria a Deus porque queremos ser como aqueles sábios de barba branca, sentados no topo de uma montanha que têm todas as respostas. A única razão pela qual recorremos à grande sabedoria de Deus é porque precisamos de orientação. É nesses momentos em que pedimos desesperadamente por discernimento, e descobrimos que Deus estava esperando por isso para nos ajudar e dar a direção que precisamos.  

Por que você deve procurar sabedoria? Para poder lidar com as situações que lhe sobrevêm em sua vida e para poder interpretar tempos e circunstâncias pela perspectiva eterna de Deus.⤵️

Sabedoria, sobretudo, é adquirida ao viver. É a habilidade de saber seguir em frente.  Salomão diz: “Sim, peça sabedoria e grite pedindo entendimento. Procure essas coisas, como se procurasse a prata ou um tesouro escondido. Se você fizer isso, saberá o que quer dizer temer o Senhor e aprenderá a conhecê-Lo. É o Senhor quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dEle” Provérbios 2:3 a 6. 

Que oferta maravilhosa! Suponho que a real questão seja esta: Quanto você deseja a sabedoria? Quanto você a quer? A Bíblia nos assegura que se você procurar verdadeiramente por ela e procurar nos lugares certos certamente a encontrará. Provérbios tem trinta e um capítulos. Que tal ler um capítulo por dia? A sabedoria está esperando. Posso garantir que funciona.  

VOCÊ NÃO PODE ESQUECER  

O conhecimento dos tesouros da sabedoria do próprio Deus dará uma nova perspectiva à sua vida.  

Lições que aprendi hoje:   
______________________ 
______________________

Colocando em prática:  

Sabedoria. Não existe outra busca mais importante do que está.  
Ore conscientemente:  

“Senhor, usa estes momentos tranquilos para aumentar meu conhecimento de Ti. Assume o primeiro lugar em minha vida, em meu coração. Revela-Te a mim”.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...