Translate

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

13º Dia Comprometimento

Jornada "Sem Cessar"
Madrugadas com Deus

13º Dia
Comprometimento

 “O meu coração está firme, ó Deus, bem firme; eu cantarei hinos em Teu louvor” Salmo 57:7.  

Deixe-me contar uma história de um verdadeiro comprometimento na antiga Roma. Pode ser uma história que um dia você contará para seus próprios filhos.  

O imperador Nero reuniu alguns dos homens mais fortes, corajosos e preparados de todo o império, nomeando-os como seus lutadores pessoais: Os Lutadores do Imperador. Aquele era o “Time dos Sonhos” do império. Ficavam como sentinelas em volta do anfiteatro romano e assistiam ao Imperador em todo tempo.  

Havia uma famosa frase - um lema - de acordo com historiadores, que eles frequentemente citavam: “Nós, os  lutadores, lutando por ti, ó Imperador, para ganharmos a vitória em teu nome, a quem pertence a coroa de vencedor”.  

Em uma ocasião o exército Romano, incluindo esses grandes lutadores, foi enviado à Gália para conter uma rebelião. Nenhum soldado era mais corajoso ou capaz do que aqueles que trabalhavam para o Imperador. Um centurião de nome Vespásio estava na liderança do grupo.  

Enquanto estavam na Gália, os historiadores contam que muitos dos lutadores se converteram a Jesus Cristo. Chegou aos ouvidos de Nero que alguns de seus lutadores haviam se tornado cristãos. Imediatamente o imperador enviou uma  mensagem a Vespásio: “Se há entre seus soldados alguém que declare a fé de Cristo, esta pessoa deve morrer.” 

Vespásio recebeu o decreto no meio do inverno na Gália. Os soldados estavam acampados às margens de um rio. Com o coração em prantos, Vespásio leu a mensagem. Chamou todos os soldados e perguntou: “Algum de vocês aderiu à fé cristã?”  

Vespásio deve ter estremecido ao ver quarenta daqueles  guerreiros magníficos darem um passo à frente. Ele disse:  

“Vocês terão até o pôr do sol de amanhã para negar isso... ou morrerão.” Ao pôr do sol do dia seguinte fez a mesma pergunta e os mesmos quarenta deram um passo à frente. Então ele disse: “Não posso deixar que vocês morram nas mãos de seus companheiros. Deixarei vocês nus e os exilarei no meio do lago, deixando-os ali para perecer”.  

Em seguida eles ficaram nus e foram mandados para o meio daquele lago congelado, no cair daquela fria noite. Pouco tempo depois ele ouviu vozes vindas do meio do gelo: “Quarenta lutadores, lutando por Ti, ó Cristo, para ganharmos a vitória em Teu nome, a quem pertence a coroa de vencedor.” Ouviu aquilo durante toda a noite, diminuindo de intensidade ao se aproximar a manhã.  

Finalmente, perto do nascer do sol, uma única figura juntou-se à fogueira. O homem não conseguia mais aguentar o frio.  
Aproximou-se para se esquentar, admitindo que havia negado a Cristo. Então vieram do gelo as vozes chorosas que diziam:  
“Trinta e nove lutadores, lutando por Ti, ó Cristo, para ganharmos a vitória em Teu nome, a quem pertence a coroa de vencedor”.  

Naquele momento Deus fez algo no coração de Vespásio. De súbito, o centurião jogou seu capacete no chão, tirou sua armadura e correu pelo gelo, gritando o máximo que podia:  
“Quarenta lutadores, lutando por Ti, ó Cristo, para ganharmos a vitória em Teu nome, a quem pertence a coroa de vencedor”.  

Deus nos chama para uma vida de comprometimento. Ele trabalha através do compromisso e da obediência. Satanás, ao contrário, faz seu melhor em meio à passividade. Se Satanás puder fazer com que você não faça nada, não se comprometa a nada, poderá neutralizar sua vida. O maior trabalho de Satanás é feito quando ele nos convence de que nada precisa ser feito.  

Se ouvirmos a ele, começaremos a dizer coisas como estas:  
“Farei isso amanhã... farei na semana que vem... Não é tão importante... Não é mesmo grande coisa... Ninguém sentirá minha falta se eu não estiver lá”.

Algumas pessoas acreditam que grandes bênçãos e vitórias na vida cristã “simplesmente acontecem”. Elas dizem: “Uau, você tem tanta sorte de exercer esse tipo de impacto que exerce e de viver esse tipo de vida que você vive.”  

Mas a verdade é que sucesso na vida cristã significa comprometimento... comprometimento com a Palavra, comprometimento com
a oração, comprometimento de ficar sozinho com o Senhor todos os dias, comprometimento de obter encorajamento de seus companheiros crentes.

Deus procura mais que talento; Ele está procurando pessoas que se comprometam com Seu chamado e Sua vontade.  

Todo compromisso, no entanto, será testado! Se você diz que quer viver uma vida firme, terá sua determinação testada a fogo.  

Paulo era firme, e quem foi testado mais que ele? Em certo ponto de sua vida, Paulo escreveu sobre sua experiência:  

“Pois eu tenho trabalhado mais do que eles e tenho estado mais tempo na cadeia. Tenho sido chicoteado muito mais do que eles e muitas vezes estive em perigo de morte. Em cinco ocasiões os judeus me deram trinta e nove chicotadas. Três vezes os romanos me bateram com porretes, e uma vez fui apedrejado. Três vezes o navio em que eu estava viajando afundou, e numa dessas vezes passei vinte quatro horas boiando no mar. Nas muitas viagens que fiz, tenho estado em perigos de inundações e de ladrões; em perigos causados pelos meus patrícios, os judeus, e também pelos não-judeus. Tenho estado nos perigos nas cidades, nos desertos, e em alto mar; e também em perigos causados por falsos irmãos. Tenho tido trabalhos e canseiras. Muitas vezes tenho ficado sem dormir. Tenho passado fome e sede; tem me faltado casa, comida e roupas. Além dessas e de outras coisas, ainda pesa sobre mim a preocupação que tenho por todas as igrejas.” 2 Coríntios 11:23 a 28.  

Falar sobre comprometimento com Paulo! Isso não parece uma vida, parece um pesadelo diário. E ainda assim, veja a conclusão de Paulo:  

“Mas eu não dou valor à minha própria vida. O importante é que eu complete a minha missão e termine o trabalho que o Senhor Jesus me deu para fazer. E a minha missão é esta:  anunciar a boa notícia da graça de Deus” Atos 20:24.  

Nenhuma dessas coisas o moveram. Ah, Paulo! Como isso é possível? Aqui está o segredo do apóstolo: o objetivo adiante dele era tão cativante, tão radiante, tão desejável, que ele poderia continuar caminhando mesmo através da dor, frustração e perigo. Ele estava comprometido a alcançar seu objetivo! Ouça a sua voz mais uma vez;  

“Não estou querendo dizer que já consegui tudo o que quero ou que já fiquei perfeito, mas continuo a correr para conquistar o prêmio, pois para isso já fui conquistado por Cristo Jesus. É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo  que fica para trás e avanço para o que está na minha frente.  

Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus” Fiipenses 3:12 a 14.  

Ouvi dizer que disciplina é desistir de seu hoje pelo amanhã de Deus. Preciso tomar decisões em minha vida hoje - mesmo se isso causar algum desconforto, dor e autonegação - que eu saiba que trarão honra e glória ao Senhor amanhã.  

VOCÊ NÃO PODE ESQUECER  

Deus nos chama para uma vida de comprometimento.

Lições que aprendi hoje:  
___________ 
___________ 
___________ 

Colocando em prática:  

Defina comprometimento com suas próprias palavras.  
Medite sobre o comprometimento e como ele fornece a solução para os problemas à nossa volta. Converse com alguém sobre isso. Numa escala de uma a dez, que nota você daria para o seu comprometimento nas seguintes áreas: 

 Família  
________________ 
Amigos  
________________ 
Deus  
________________ 
Igreja  
________________

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...