Translate

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

6º Dia – Escondendo‐se De Deus

"Sem Cessar"
Madrugadas com Deus
6º Dia – Escondendo‐se De Deus 

 “Absalão morou dois anos   em Jerusalém sem ver o rei” II Samuel 14:28.  

Esse pequeno texto bíblico é uma parábola da graça perdoadora   de Deus. O texto nos revela três coisas:  
Absalão era filho do rei;  
Estava na cidade do rei;  
Dois anos não via a face do rei, seu pai.  

Como filho do rei, Absalão era um privilegiado. Como filho do rei,  poderia entrar e sair do palácio a hora que quisesse. Porém, Absalão tinha um problema. Ele não podia ver seu pai vindo pelo corredor do palácio que se escondia na primeira porta aberta que encontrasse. Temia encontrar-se com o rei, porque havia matado seu próprio irmão.  

Como Absalão milhares de pessoas estão escondendo-se de  Deus. Há muita gente escondendo-se de Deus de diversas maneiras e num cantinho do coração está temendo ser visto pelo Pai. Em seu coração existe o temor de ser descoberto. Às vezes, fazemos de tudo, mas no fundo do coração temos medo de sermos descobertos, apanhados com a “mão na massa”.  

Se conforta saber isso, não somos os únicos a tentar viver escondidos de Deus. Todos os homens sempre se esconderam de Deus, de alguma forma. Quando Adão e Eva pecaram, esconderam-se por trás de míseras folhas de figueira, porque temiam que Deus condenasse o fracasso deles. De lá para cá, os homens sempre tentaram se esconder de Deus.  

Por que temos medo de Deus? Estamos com medo de Deus, com medo de que quando procedemos mal Ele venha a nosso encalço. Isso leva-nos a esconder-nos dele. Absalão perdeu a oportunidade de desfrutar o convívio com seu pai por dois anos. Aparentemente estava tudo bem, porque sempre era visto à porta do palácio. Os guardas deixavam-no entrar a hora que quisesse. Ele tentava disfarçar. E por dois anos ficou em Jerusalém, na cidade do rei. Ele pensava que primeiro precisava parecer bom. Só, então, poderia ver seu pai.  

Agimos assim. Ninguém quer reconhecer que tem medo de Deus. Todos querem mostrar uma imagem diferente do que somos, mas com Deus não funciona isto. Não importa ser um bom cristão, cumprir aparentemente todos os regulamentos. A única coisa que estabelece o relacionamento com Deus é estar sempre em Sua presença.  

Não podemos enganar a Deus, pois Ele sabe que nosso medo de nos expor procede da mentira de Satanás de que Deus está desgostoso com nossas fraquezas.  

E o único caminho para ir a Deus é ir a Ele tal como somos, tal como estamos. Se você se sente muito pecador, se você perdeu a esperança em si mesmo, eu lhe digo uma coisa em nome de Deus: - Não tenha medo de ir a Deus do jeito que você é, não pretenda ser bom antes de ir a Cristo, pois Ele vai aceitá-lo como você é. “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido” Lucas 19:10.  

Mas Absalão não entendeu isso. Chamou Joabe, comandante do rei, para ser seu intermediário. Tentou a primeira vez, tentou a segunda vez. Mas Joabe não apareceu. Então, ele mandou os seus servos colocarem fogo na seara de Joabe. “Se ele não vem por bem, virá por mal.” versos 30 a 32. Absalão não suportava mais viver escondendo-se de seu pai.  

Sabe, podemos ir a igreja, podemos nos batizar, sair das águas do batismo e pensar que está tudo resolvido mas, de repente, anos depois, (dois, cinco, vinte anos depois) ainda sentimos que no fundo do coração há um vazio que nada preenche, e perguntamos: - Por que, se eu já me batizei? Por que, se eu cumpro todas as normas? Por que, se eu guardo todos os mandamentos? Por que se eu faço trabalho missionário? Por que, se eu devolvo meu dízimo? Por que se eu participo, se eu canto? Por que eu sinto um vazio tão grande em minha alma?  

É que nós estamos como Absalão. Somos filhos do Rei, estamos na casa do Rei - Sua Igreja - e ainda não tivemos um encontro com o Rei, face a face.⤵️

Às vezes, os homens mais desesperados não são aqueles que nunca conheceram o evangelho de Cristo. Às vezes, os homens mais desesperados são aqueles que um dia conheceram o evangelho, conheceram a mensagem, a teologia, a forma, mas nunca se encontraram com Jesus pessoalmente. Porque quando fomos a Ele fomos apresentando nossas obras, dizendo: - Eu me esforço, eu cumpro, eu faço tudo direitinho.  

Dois anos depois Absalão não suportava mais essa angústia. Ele precisava ver seu pai. Durante aqueles dois anos conseguiu poder, mas não conseguiu preencher o vazio do seu coração culpado, a ponto de desejar morrer. Absalão preferia morrer a ter que continuar escondendo-se de seu pai. Sua dor era muito grande. A culpa e o remorso o atormentavam.  

Tenho visto isso em meu ministério. Tenho conversado com jovens que aos olhos do mundo parecem grandes e proeminentes, mas quando entram numa sala, derramam suas lágrimas, e dizem: - Pastor me ajude. Eu tenho tudo, estudo numa boa faculdade, tenho muitos amigos, mas eu sinto um vazio em minha alma. O que está faltando?  

A resposta aparece no dia do encontro de Absalão e seu pai. O dia da sinceridade. O dia do perdão.  

Ele veste sua melhor roupa e se dirige ao palácio. Ele não deve ter dormido bem na noite anterior. Imagino que Absalão tremia.  Tremiam suas pernas. Tremia por dentro. Depois de dois anos sem ver a face do rei, agora iria estar diante dele. Naquele dia, Absalão sempre autoconfiante tremia de medo.  

As portas do palácio se abrem e ele entra na sala do trono. Abaixa a cabeça e percorre o longo tapete vermelho. Quando chega diante dos degraus não tem coragem de erguer os olhos, e inclina-se aos pés do rei. Quando Davi viu o filho prostrado, ao invés de recebê-lo com a chibata do severo castigo, deixa o trono, vai a seu encontro, ergue-o e o beija. Eu imagino que Davi ao beijar o filho deve ter balbuciado: - Meu filho! O filho: -Meu pai! Eu imagino que as lágrimas apareceram nos olhos de ambos. E em meio do temor que escancarava sua alma, Absalão saboreou o beijo do perdão. “O rei beijou a Absalão” verso 33.  

Veja, dois anos escondido com medo do pai. Era um jovem desesperado, que queria ser perdoado. E agora, se inclina para receber a punição. Mas recebe o abraço e o beijo perdoador. E quando Absalão inclinou-se diante do pai, representava a atitude que devemos ter. E quando digo que o homem precisa inclinar- se diante do Pai, não é porque Deus quer humilhar ninguém.  Porque quando Davi viu o seu filho ajoelhado ele não demorou dois minutos para pensar o que iria fazer. Ele estendeu a mão e levantou seu filho. Abraçou-o e o beijou. Naquele momento, Absalão não era mais um filho infeliz. Agora não temia mais nada. Era um filho perdoado, era um homem diferente. Recebera a benção do perdão.  

Hoje Deus está disposto a fazer um milagre em nossa vida.  Basta ser capazes de inclinar-nos diante dEle, em confissão e arrependimento, dizendo:-Ó Deus, eu sou esta miséria de homem que não presta para nada. Não adianta o nome que tenho, não adianta o cargo que eu tenho na igreja, não adianta  se eu canto no coral da igreja. Ó Deus, pela primeira vez, na minha vida eu me achego a Ti e confesso que sou um pecador. Durante toda a minha vida eu me escondi atrás da imagem de um bom cristão. Mas eu confesso hoje que sou um miserável.  
E, no momento, que você fizer isso, Deus vai lhe dizer: - Você é meu filho amado!  

VOCÊ NÃO PODE ESQUECER  

Não pretenda ser bom antes de ir a Cristo, pois Ele vai aceitá-lo como você é.  

Lições que aprendi hoje:  
____________________
____________________ 
  
Colocando em prática:  

Cristo está agora à porta de seu coração. Você não precisa temer. Ele não vai rejeitar você. Tome uma decisão. Fique em silêncio e diga para Deus:  

“Senhor Jesus, eu Te abro o meu coração. Durante toda a minha vida tenho estado escondendo-me de ti. Eu sinto que no fundo do meu coração há um vazio que nada preenche. Eu tenho tudo para ser feliz, mas não sou feliz. Por favor, ouve meu clamor. Toma minha vida em Tuas mãos.”

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...